Durante cerimônia de comemoração de 30 anos de fundação da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), realizada nesta quarta-feira (16), o reitor Raul Palacio anunciou que será publicado, até o fim de 2023, um edital com mais de 150 vagas de técnicos-administrativo de nível médio e superior. O último concurso público realizado para técnicos na universidade ocorreu em 2006.
Não há informações, até o momento, sobre quais cargos serão oferecidos, mas seleção busca suprir demanda administrativa e de laboratórios que funcionam na universidade.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Estado do Rio de Janeiro (Sintuperj), a demanda de técnicos da Uenf é alta.
“Para professor o concurso abre automaticamente assim que a vaga é aberta. Para técnico não. Essa demora de mais de 10 anos entre um concurso e outro faz com que o quadro esteja muito aquém da necessidade, sobrecarregando que está trabalhando”, explicou a dirigente sindical e servidora da Uenf, Maristela Dias.
Ainda segundo a sindicalista, as 150 vagas não suprem a demanda atual da universidade, mas repõe quem saiu por causa de aposentadoria ou outras causas. Segundo Maristela Dias, atualmente, a universidade tem 502 técnicos, mas o dobro é necessário.
Fonte: Terceira Via
