A Climatempo alerta para os efeitos que uma nova frente fria poderá causar nas regiões Sul e Sudeste do Brasil no próximo fim de semana, 7 e 8 de fevereiro. Esta frente fria vai se deslocar rapidamente aumentando o risco para temporais por onde passar. Haverá queda da temperatura, mas que não será muito acentuada e nem prolongada.

Quando a frente fria vai chegar ao Sul?

Este sistema começa a mudar o tempo no Rio Grande do Sul já na tarde e noite da sexta-feira, 6 de fevereiro. No sábado, dia 7, esta frente fria avança rapidamente e tecnicamente chega ao Paraná, espalhando a chuva pelo caminho sobre os três estados.
A população da região Sul deve acompanhar as previsões meteorológicas diárias nos próximos dias e se planejar para as mudanças no tempo. A Climatempo antecipa que podem ocorrer temporais na passagem desta frente fria.

Rio Grande do Sul poderá ter chuva forte, depois de uma semana quente e seca. A chuva deve se concentrar no sábado, 7 de fevereiro. No domingo, 8, o sol volta a predominar, mas algumas pancadas de chuva ainda devem ocorrer nas áreas do norte gaúcho, como nas regiões de planalto e serra. A combinação do grande aumento da nebulosidade, chuva e a entrada do vento fresco trazido pela frente fria vão causar queda de temperatura e aliviar bastante o calorão. Mas o alívio não será por pouco tempo. O volta a esquentar na segunda-feira.

Santa Catarina e Paraná ainda terão períodos com sol, calor e tempo seco pela manhã do sábado, 7, mas o tempo vai mudando no decorrer da tarde com avanço da frente fria e fortes pancadas de chuva poderão ocorrer nos dois estados. Durante o domingo, 8 de fevereiro, a chuva deve se concentrar à tarde e à noite pelo interior dos estados, mas o litoral tem chuva desde cedo.

  • Atenção: a passagem desta frente fria deve provocar chuva forte e volumosa especialmente no Vale do Itajaí e no litoral norte catarinense e no litoral do Paraná. Estas áreas já enfrentaram chuva volumosa esta semana.

Quando a frente fria afetará a região Sudeste?

Na região Sudeste, os primeiros impactos da nova frente fria serão sentidos em São Paulo a partir da tarde do sábado, 7 de fevereiro. A aproximação do sistema, aliada ao calor e ao úmido que já estão sobre o estado, aumenta as condições para chuva. No estado do Rio de Janeiro e na maioria das áreas de Minas Gerais, pancadas de chuva moderadas a fortes poderão ocorrer principalmente na tarde e noite do sábado, independentemente da nova frente fria. Porém, no domingo, 8 de fevereiro, a frente fria avança para o Rio de Janeiro e o risco de chuva forte aumenta nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e no centro, sul e oeste de Minas Gerais.

  • Atenção: esta nova frente fria trará mais chuva para áreas dos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais que já tiveram muita chuva esta semana. O risco de alagamentos e deslizamentos já está moderado a alto por causa da chuva dos últimos dias.

O Espírito Santo e o leste/nordeste de Minas Gerais, onde estão os Vales do Rio Doce e do Rio Jequitinhonha, terão pouco ou nenhuma influência desta nova frente fria. Estas regiões podem ter algumas pancadas de chuva esporádicas, provocadas pelo calor.

Acompanhe as atualizações sobre esta frente fria no site e nas redes sociais da Climatempo.

Monitore a previsão do tempo atualizada para a sua região na Climatempo ou acompanhe alertas via app! Fique por dentro dos alertas meteorológicos da Climatempo para evitar riscos!

Fonte: Climatempo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Descubra mais sobre SÃO FRANCISCO 24hs

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading