Seis famílias ficaram desalojadas após a tempestade que atingiu a Região Norte de Campos na madrugada desta quarta-feira (27). Além disso, subiu para 50 o número de casas destelhadas na região. Pela manhã, o último levantamento apontava para 30 imóveis atingidos.

De acordo com a Prefeitura, choveu cerca de 45 mm em pouco mais de uma hora, o que era o volume esperado para uma semana de chuva gradativa. O temporal, com ventos de 80km/h causou vários transtornos pela região. A localidade mais atingida foi Ribeiro do Amaro. Lá, além do desabamento de uma igreja, ocorreram 13 quedas de árvores.

O governo municipal divulgou no início desta tarde que a Defesa Civil e várias outras secretarias operacionais estão em alerta e acompanham o caso. A primeira-dama Tassiana Oliveira está nas localidades atingidas acompanhando o trabalho das equipes. Em Barro Vermelho nesta manhã, Tassiana gravou um vídeo e falou sobre a situação:

“A Secretaria de Defesa Civil está em prontidão desde a noite de ontem e nas primeiras horas da manhã, unimos todas as secretarias para que pudéssemos iniciar as ações, para que possamos amenizar a situação difícil dessas pessoas. Foi uma ventania inesperada e com bastante intensidade, que destelhou várias casas e derrubou uma igreja. A Defesa Civil está realizando um levantamento das casas que foram destelhadas para que, junto com a Secretaria de Obras e a Secretaria de Desenvolvimento Humano, possamos ajudar a população em suas necessidades”, disse a primeira-dama.

Já nas primeiras horas desta quarta-feira (27), agentes da Defesa Civil realizaram a desobstrução de pistas em Conselheiro Josino e nas localidades de Santa Maria de Campos, Ribeiro do Amaro, Guandu e Vila de Palha. Equipes da Secretaria de Serviços Públicos trabalharam na retirada de galhos e realizando a limpeza das vias.

“O trabalho da Defesa Civil, no primeiro momento, foi de verificar a real situação dos locais atingidos, verificar as estruturas das casas e desobstruir as vias. O primeiro atendimento e levantamento das necessidades foi feito, e agora, com o acionamento das demais secretarias, vamos realizar um levantamento mais preciso e continuar no apoio à população. Toda a equipe da Defesa Civil está em alerta”, pontuou o secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto.

A diretora de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Humano, Paloma Campos Cruz, destalhou como a pasta vem atuando junto à população na região.

“Após o mapeamento realizado pela Defesa Civil, estamos indo para identificar possíveis vulnerabilidades sociais, para o devido suporte. As equipes do CRAS de Morro do Coco e de Travessão já foram acionadas para verificar a necessidade do atendimento”, afirmou.

De acordo com o Centro de Monitoramento de Desastres, a previsão é de que nesta quarta-feira (27) o tempo permaneça nublado, com previsão de chuva moderada. Para os próximos dias, estão previstos mais chuva e ventos moderados. Há possibilidade ainda de chuva mais intensa no primeiro dia do novo ano.

 

Fonte: Terceira Via

DEIXE UM COMENTÁRIO

Descubra mais sobre SÃO FRANCISCO 24hs

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading