Após pedidos de torcedores de Flamengo e Vasco, na expectativa das finais que os times jogam na quarta-feira (17), o governador Cláudio Castro e o prefeito Eduardo Paes resolveram reduzir os expedientes no serviço público estadual e na capital do Rio de Janeiro. A partir de 12h, as repartições públicas que não cumprem serviços essenciais deixarão de funcionar.

A decisão inspirou outros 12 municípios, como o EXTRA mostra abaixo. Quer saber mais sobre os direitos e deveres dos empregados em dia de ponto facultativo? Explicamos aqui.

  • Estado do Rio de Janeiro – Terá ponto facultativo, na quarta-feira, a partir de 12h.
  • Cidade do Rio de Janeiro – Terá ponto facultativo, na quarta-feira, a partir de 12h.
  • Duque de Caxias – Terá ponto facultativo, na quarta-feira, a partir de 12h.
  • São João de Meriti – Terá ponto facultativo, na quarta-feira, a partir das 12h.
  • Itaboraí – Terá ponto facultativo, na quarta-feira, a partir das 12h.
  • Paracambi – Terá ponto facultativo, na quarta-feira, a partir das 12h.
  • Magé – Terá ponto facultativo, na quarta-feira, a partir das 12h.
  • Teresópolis – Terá ponto facultativo, na quarta-feira, a partir das 12h.
  • Angra dos Reis – Terá ponto facultativo, na quarta-feira, a partir das 13h.
  • Búzios – Terá ponto facultativo, na quarta-feira, a partir das 12h.
  • Maricá – Terá ponto facultativo durante toda a quarta-feira.
  • Nova Iguaçu – Terá ponto facultativo, na quarta-feira, a partir das 12h.
  • Nilópolis – Terá ponto facultativo, na quarta-feira, a partir das 12h.
  • Belford Roxo – Terá ponto facultativo, na quarta-feira a partir das 12h
  • Nova Friburgo – Terá ponto facultativo, na quarta-feira, a partir das 13h.

O ponto facultativo impacta os servidores públicos do órgão que o decretou. Ou seja, o decreto do governador do Rio de Janeiro impacta os servidores estaduais do Rio de Janeiro. O decreto do prefeito Eduardo Paes impacta os servidores municipais da capital. E assim por diante. Mas serviços essenciais como saúde, segurança, limpeza urbana e fiscalização não admitem paralisação e, por isso, continuam funcionando normalmente.

Para os trabalhadores da iniciativa privada, o expediente segue normal, a não ser que as empresas decidam fazer acordos com seus funcionários.

Funcionamento normal

Enquanto algumas prefeituras seguiram a medida adotada pelo governador do Rio e pelo prefeito da Capital, outras informaram que não há previspo de onto facultativo na quarta-feira. São os casos de Japeri, Mesquita e São Gonçalo.

Veja os horários dos jogos

Os pedidos por liberação do trabalho começaram quando o Flamengo se classificou para a final da Copa Intercontinental. O jogo contra o Paris Saint-Germain (PSG) acontecerá, no horário de Brasília, às 14h, ou seja, no meio do expediente dos brasileiros. Mas, é claro, o rubro-negro joga no Estádio Ahmad Bin Ali, em Doha, no Catar.

Nas últimas horas, outros torcedores também torciam para sair mais cedo, a fim de começarem a concentração para o jogo do Vasco. O time se classificou para a final da Copa do Brasil, contra o Corinthians. A primeira fase da disputa acontecerá às 21h30, na Neo Química Arena, em Itaquera, São Paulo.

Fonte: Extra

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Descubra mais sobre SÃO FRANCISCO 24hs

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading