Programa visa qualificar mão de obra local para atuar na operação e manutenção do terminal portuário no Porto do Açu.

Estão abertas as inscrições para a edição 2024 do programa “Geração Portuária”, iniciativa da empresa Ferroport em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O programa oferece cursos gratuitos de qualificação profissional em duas áreas: Operador de Equipamentos Portuários e Técnicas de Manutenção Eletromecânica.

Oportunidades para Mulheres e Pessoas Negras

“Geração Portuária” busca promover a diversidade e a inclusão no mercado de trabalho, priorizando a participação de mulheres e pessoas negras.

No caso do curso de Operador de Equipamentos Portuários, as vagas são exclusivas para mulheres residentes em São João da Barra.

Já para a área de Manutenção Eletromecânica, as 30 vagas têm como público-alvo mulheres e pessoas negras, maiores de 18 anos, que residam em Campos ou São João da Barra.

Requisitos para Inscrição

Para se inscrever no curso de Operador de Equipamentos Portuários, as candidatas devem ter no mínimo 18 anos, ser moradoras de São João da Barra e ter concluído o ensino médio.

Já para o curso de Técnicas de Manutenção Eletromecânica, os candidatos, com ou sem experiência, devem ter no mínimo 18 anos, residir em Campos ou São João da Barra e ter concluído cursos técnicos ligados à área de manutenção industrial em, no máximo, dois anos.

Inscrições e Seleção

As inscrições podem ser feitas online, no site https://trabalheconosco.vagas.com.br/ferroport/geracao-portuaria, até o dia 30 de abril. Os candidatos passarão por um processo seletivo no mês de maio, que inclui avaliação curricular e entrevista.

Formação Teórica e Prática

Os 55 candidatos aprovados iniciarão os cursos em junho, com aulas ministradas pela Firjan Senai em Campos e São João da Barra, no período da tarde. A capacitação teórica terá a duração de dois meses.

Em seguida, os alunos serão submetidos a um processo de avaliação e os 20 melhores colocados seguirão para a capacitação prática nas áreas de manutenção e operação da Ferroport, por um período de 10 meses. Durante todo o período de formação, os trainees receberão bolsa-auxílio.

Fonte: Notícia 1

DEIXE UM COMENTÁRIO

Descubra mais sobre SÃO FRANCISCO 24hs

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading